quarta-feira, 6 de novembro de 2013

diferença entre negro e branco

                  É um absurdo! hoje estava vendo no jornal a questão das cotas para negros uma verdadeira forma de discriminação, exclusão e inferiorização com a raça negra, pois criaram uma lei  que reserva até 20 por cento das vagas em concursos públicos para negros, "como se já não bastasse nas universidades". Isso é uma forma de discriminação escancarada, pois o que existe de diferente entre o negro e branco? por acaso o branco é melhor e mais inteligente do que o negro? Até onde eu sei somos iguais, nossos cérebros funcionam da mesma forma e temos a mesma capacidade de aprendizado. Temos que igualar os desiguais, não desigualar os iguais. Isso é uma ridícula forma de discriminação pois onde já se viu comparar nível de igualdade e inteligência pela cor?
              Não existe diferença entre os dois a não ser a vontade que os políticos têm que o preconceito e o racismo contra os afro descendentes continue a existir. E isso fica claro em suas politicas públicas sempre tratando os negros como um grupo minoritário, enquanto na realidade fazem parte do nosso DNA, da nossa cultura. Podemos ver isso nessa pesquisa feita pelo Instituto brasileiro de geografia e estatística: O africano tornou seus filhos crioulos e mestiços de várias espécies: mulato,pardo, cabra, caboclo. A crioulização e a mestiçagem são temas inevitáveis da história do negro no Brasil. E raros são os aspectos de nossa cultura que não trazem a marca da cultura africana. O assunto já foi muito tratado por historiadores e antropólogos, que estudaram dos negros a família, a língua, a religião, a música, a dança, a culinária e a arte popular em geral.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Lugar de paz


             O mundo esta tão mal que só encontro um lugar de paz, sossego, tranquilidade, segurança e esse lugar é na presença de Deus. Tem dias que as coisas estão tão tensas que se eu não correr para os braços do meu papai, não suporto. A realidade é dura. Vivemos em crise, lutando contra nós mesmos. Ser cristão, servi a Deus verdadeiramente não é fácil, pois é ter um caráter forjado a cada dia, é buscar viver em novidade de vida, como diz meu pastor viver em busca da santidade, sem a qual ninguém verá a Deus.
           Porém é muito difícil, pois o verdadeiro evangelho é aquele no qual você se esquece em benefício do próximo, no entanto quando a pessoa esta precisando apenas de uma visita, um alimento ou algo assim é fácil, o difícil é se anular quando o seu próximo vem te jogar pedras, então suportar em amor nesse  momento é difícil, rsrsrsrs. Porém vale muito a pena, pois temos o Espirito Santo para nos ajudar a cultivar os frutos do espirito e matar os da carne e além disso ele nos enche de alegria, gozo, paz, saúde e não tem companhia melhor, E o prazer de alegrar a ele é muito sobrenatural, e ele nos ensina verdadeiramente a suportar em amor, assim como Jesus suportou, pois Jesus foi chutado, cuspido, humilhado e suportou nos deixando o exemplo. 
           Com tudo que aprendo com o Senhor e pela a convivência diária que temos, fico pensando como existem pessoas que conseguem viver sem ele, pois ele é abrigo, consolo, paz, alegria e todo ser humano já nasce com a nescidade básica de adorar a Deus, e Deus nos fez para nos relacionar com ele, para sermos seus amigos. Ele nos ama tanto que deu seu único filho para que tivéssemos direito a salvação, a conhece-lo e ainda  a irmos morar com ele. Ter um relacionamento com Deus, conhece-lo é a experiencia mais fantástica da minha vida, a cada dia o conheço um pouco mais, a cada dia ele me ensina algo novo, me mostra seus princípios e ensinamentos e por mais que as vezes seja difícil renunciar a mim mesma, faço com amor, pois amo o meu Deus, sou dependente dele e não consigo viver sem ele.
A tal padronização

                Como é ruim fazer algo quando não se quer, no entanto muitas vezes é preciso. Quando se está em um curso superior ao contrário do que se pensa você não vai pensar como seu intimo e sua consciência deseja, você não vai aprender conceito, mas você vai engolir. Na realidade, vamos pensar, ler e fazer o que nos impõe, nem sempre vamos ter voz, nem mesmo em nossos trabalhos, pois como tudo é padronizado, os estudantes também são, e quando o aluno não é organizado, calmo, que leva tudo dentro do padrão, esse aluno não é bom, querem nos impor um ritmo acelerado, ritmo esse que muitas vezes não damos conta, nos enche de trabalhos e provas então decoramos para a prova e passamos pelo processo em vez de tomar posse dele. Não se respeita a criatividade e subjetividade de cada um pois até pra arte e criatividade se tem um padrão, uns servem outros.
          O estudante muitas vezes entra em colapso, pois entra em um curso pensando ser uma coisa e é outra, como resistir? Volta o mesmo padrão que pensamos que íamos nos livrar, o padrão de notas, onde a nota é mais importante do que o conhecimento, ou você entra no ritmo de cada professor ou não passa, as vezes é preciso em cada aula incorporar um estudante diferente, conforme o professor. Isso cansa!
Além disso ainda tem professores que incentivam a competição, existem alunos que querem ser melhor do que os outros enquanto na verdade estão no mesmo nível. E esquecem que o conhecimento só tem valor se for para ser compartilhado, conhecimento se adquiri para dividir não para guardar numa caixinha ou fazer dele instrumento de status.
         O pior de tudo, é que isso é cultural, parece que esta impregnado nas pessoas. Em todos os lugares passamos por isso, não entendo que necessidade é essa do ser humano de anular e inferiorizar o outro para poder aparecer, sentir-se melhor. É uma hierarquia terrível e como pode-se perceber: na escola é assim, na igreja é assim, na universidade é assim, no trabalho é assim as pessoas estão possuídas por um egoismo profundo no qual não se anulam nem um minuto em beneficio do próximo.
          As pessoas querem ter conhecimento para ter status, poder, luxo então acaba que no fim se acham sábias enquanto na verdade são tolas, e nem conseguem perceber que tudo que têm não chega a ser conhecimento, mas informação. Tornam-se pessoas vazias, não vivem, mas passam pela vida. tudo se torna sem graça e obscuro, pois não dão valor ao que tem valor. Tornam-se pessoas tão arrogantes que ficam sem ninguém ao lado, não sei que graça tem isso!
         Quero ter conhecimento não informação, querer saber um pouco não tudo, quero amar as pessoas, quero o calor delas perto de mim, quero apreciar cada momento da vida e não estou nem ai se meus amigos têm ou não nível superior: se falam problema ou probrema. E também não ligo se pensam que sou careta ou estou fora do padrão. Quero ser eu! Quero apreciar minha licenciatura, não passar por ela. A questão é só como?



Quarto de despejo

               Quarto de despejo é um livro muito interessante, na verdade é um diário de uma favelada. É um livro muito marcante, pois a autora Caroline fala sobre o seu dia-a-dia, uma realidade que muitos desconhecem, mas uma realidade triste e cruel. Ela fala da fome, da miséria, dia após dia ela vai contando sua história. Quando se esta lendo o livro é possível perceber o quanto sofrem essas pessoas que estão a margem da sociedade, pessoas essas que são vistar pela burguesia como bicho sem importância e na verdade até eles mesmos se discriminam, pois não queriam está em situações como essas, mas as circunstâncias os levam a isso. Porém o que me chama muito atenção é o nível de inteligencia da Caroline, pois apesar de ser uma favelada, catar lixo, passar fome, é uma pessoas muito admirável pois o livro dela é cheio de poesias, provérbios e críticas sociais o que é admirável, pois é difícil enxergar a realidade no todo. Porém ela conseguiu ver e descrever de uma forma culta, clara e sensata.